terça-feira, 11 de março de 2008

BLOGJORNALISMO: UMA NOVA MANEIRA DE SE FAZER JORNALISMO

Dados organizados em ordem cronológica inversa, informações publicadas em tempo real, escrita informal e breve, sempre em tom de diálogo, facilidade e rapidez de uso, interatividade e sem limitação de espaço. Eis que surge uma nova tendência de jornalismo, trata-se do blogjornalismo.
O que para alguns é o sonho de consumo, por trazer a possibilidade de se fazer um jornalismo independente, onde se é publicador e editor, para outros o blogjornalismo não é visto com bons olhos. Esses não adeptos a nova tendência compreendem que as informações contidas no espaço da web são de procedência duvidosa, uma vez que qualquer pessoa pode ter um blog.
A dúvida quanto a veracidade das informações contidas nesses espaços é uma questão bastante relevante, contudo existe alguns exemplos de pessoas comuns que trouxeram, através de seu blog, informações novas e verídicas. Em novembro de 1988 Matt Drudge publicou o que ficou conhecido como o primeiro grande furo dado por um blog. Tratava-se do caso que o então presidente norte-americano Bill Clinton teria tido com sua estagiária Mônica Lewinsky. Inicialmente não se acreditou, mas logo depois ficou comprovado que as informações ali contidas eram verídicas.
Uma vez que o blogjornalismo é uma nova tendência, com novas características, que são pedidas até mesmo pelo meio em que está inserida, comparar esse espaço com os outros convencionais talvez não seja a melhor forma para se entendê-lo. Deve-se levar em consideração que os meios são diferentes, o público alvo talvez não seja o mesmo e por ter nascido com o propósito de diário pessoal vai sempre conter as impressões do autor dos textos a respeito do assunto em pauta, diferente do que acontece nos grandes conglomerados jornalísticos. O futuro dos blogs é incerto, mas o número de adeptos cresce a cada dia. Jornalistas e as grandes mídias já estão se adaptando a essa nova realidade. Como exemplos temos os blogs do jornal ‘O Povo’ que foi o pioneiro no Estado, e os do jornal ‘Diário do Nordeste’.

Um comentário:

Pery Negreiros disse...

Concordo plenamente com as observações, Rachel, especialmente quanto ao fato do blog ser ainda uma nova mídia, o que implica na necessidade de considerarmos um tempo para sua adaptação junto a seus receptores.
A inserção de novas mídias só vem aumentar ainda mais a responsabilidade de quem tem a comunicação como profissão. E creio que também vai abrir oportunidades para quem souber utilizá-las corretamente.